Quantcast
Channel: Ministério da Cultura - MinC » Notícias
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Marta inaugura Espaço Brasil em Portugal

$
0
0

Espetáculo musical na inauguração do Espaço Brasil, com Mariza e com Baile do Simonal

Um novo espaço de cultura e lazer foi inaugurado nesta sexta-feira (16), em ambiente festivo, pela ministra da Cultura Marta Suplicy, dentro das comemorações do Ano do Brasil em Portugal. Ao todo, o Espaço Brasil tem 1200 metros quadrados, com salas de espetáculos, uma galeria de arte, sala de cinema e dois bares.

Marta comentou que o “Espaço Brasil tem como objetivo principal promover o intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal”.

De acordo com o comissário-geral do Ano do Brasil em Portugal, Antonio Grassi, “foram precisos meses de trabalho para recuperar o velho armazém que se tornou um edifício único, e mais um ponto de cultura brasileira em Portugal”. “O galpão foi totalmente remodelado. Entretanto, suas linhas arquitetônicas gerais foram mantidas”. Grassi destacou ainda o trabalho, ali exposto, de Derlon Almeida, artista pernambucano, hoje já reconhecido pelo traço de grafiteiro que remete à xilogravura.

Derlon, em julho, finalizou a pintura de um prédio de dez andares na Holanda. Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, João Pessoa, Aracaju e Juazeiro do Norte completam a lista de cidades grafitadas pelo artista.

Estiveram presentes à cerimônia de abertura o embaixador do Brasil em Portugal, Mario Vilalva, a embaixatriz, Vânia Vilalva, o diretor da Câmara de Lisboa, Francisco Mota Veiga, o secretário da Cultura do Governo do Distrito Federal, Hamilton Pereira, o Comissário-Geral do Ano de Portugal no Brasil, Miguel Horta e Costa, o Comissário- Geral do ano do Brasil em Portugal, Antonio Grassi, o secretário da Cultura de Portugal, Jorge Barreto Xavier e centenas de pessoas.

Contemporaneidade e diversidade

Marta chegou ao espaço já conhecendo o trabalho de Derlon e o relógio digital sem ponteiros criado pelo desiner Hans Donner. Essa proposta Donner deu início num trabalho em parceria com Berhard Lederer, um perito em relojoaria alemão, para produzir relógios de pulso. Levou 9 anos da concepção para a realização do projeto. Donner não parou por ai: concebeu relógios monumentais para praças públicas – em Berlim, por exemplo. E agora temos isto Espaço Brasil, em Lisboa.

Depois de ver esse relógio, Marta visitou a mostra do Museu Casa do Pontal. “O Brasil na Arte Popular” tem cerca de 120 obras, de artistas de diversas regiões brasileiras. A curadoria é da antropóloga Angela Mascelani, a seleção traz obras cujas temáticas abrangem as atividades cotidianas, festivas e imaginárias do povo brasileiro.

A ministra disse que ficou bem impressionada com essas duas escolhas para abrir o espaço: “Há muito tempo não tinhamos a chance de mostrar a Portugal nossa contemporaneidade e nossa diversidade. É curioso mostrar Hans Donner e também a obra de Vitalino. Foi uma escolha feliz. Um Brasil gigantesco, diverso, com paradoxos está aqui representado e nossa riqueza vem exatamente disso, dessa miscigenação.”

Números motivadores

O sucesso do Ano do Brasil em Portugal, Marta comentou ainda em números: “Temos excelentes resultados aqui. Uma programação com 247 Apresentações, 17 Exposições. Presença em 43 locais, ou seja eventos em diversas cidades portuguesas. Retorno de mídia com 314 matérias publicadas sobre o Ano do Brasil em Portugal. Projeção total de publico para todos os eventos: de 6 milhões.”

Espaço Brasil

Onde temos agora esse novo endereço da arte e da cultura brasileira em Portugal havia grandes armazéns de uma antiga companhia de fiação e tecidos lisboense, criada em 1846, a LX Factory.

Foram instalados 120 espaços diferentes, que incluem a sede de pequenas e jovens empresas das chamadas indústrias criativas: publicidade, comunicação, ensino artístico (Fórum Dança e Act-Escola de Atores) e multimidia.

Tudo o que gira à volta é uma pequena cidade dentro da cidade e está na mesma onda criativa: lojas alternativas, de design, mobiliário, iluminação, artesanato, joalharia, roupa, bares, restaurantes de comida light e uma Cantina (‘A Cantina’ é o mais conhecido e logo à entrada) com comidas de vários países.

Ministra em visita ao museu do azulejo

Aos domingos, a atração é uma feira alternativa de comércio e troca de produtos e velharias. A Ler Devagar é outra bela sacada: uma livraria enorme, instalada em uma antiga rotativa de jornais, onde se podem adquirir ou mesmo consultar (devagar…), com bela música ambiente, desde as obras clássicas e contemporâneas da literatura lusa até o que se pensar de interessante de diversos países: grandes ensaios da arte, política e ciências sociais.

No piso superior está instalado um sebo onde o visitante pode encontrar algumas preciosidades literárias.

O Ano do Brasil em Portugal vai até meados de 2013. Depois, o espaço deverá ser passado à gestão dos portugueses. “Vai ser o nosso legado para marcar a presença e a importância deste momento para quem vier depois”, acentua Antonio Grassi.

A agenda da ministra também incluiu uma visita ao museu do Azulejo

(Texto: Ascom/MinC)
Fotos: Gloria Bento)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images





Latest Images